>>Círio 2008

 

Tracuateua festeja 50 anos do Círio de Nazaré

A Paróquia São Sebastião em Tracuateua festejou no último dia 17 de agosto 50 anos do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, com uma programação grandiosa que recordou desde o primeiro círio, realizado em 1958. Os festejos nazareno desde ano começaram no dia 28 de junho, com a ExpoCristo, uma exposição catequética sobre a vida dos santos. Houve palestras, mostra de filmes, quermesse, brincadeiras e apresentações culturais. No período de 30 de junho a 20 de julho foram realizados cursos profissionalizantes nas áreas da indústria, comércio e agricultura, em parceria com o Sebrae e outras entidades.

No dia 20 de julho foi celebrada a missa de envio dos evangelizadores e as imagens da Virgem de Nazaré saíram para as comunidades do município, marcando o início do período de evangelização domiciliar na cidade e nos núcleos rurais. O retorno das imagens à cidade aconteceu no dia 14 de agosto. No dia 15 houve a visita da imagem peregrina de Belém, com carreata saindo de Vila Fátima até Tracuateua, seguida da missa na Igreja Matriz. No mesmo dia, na sede social do Progresso, foi apresentado o Auto do Círio.

Na véspera do Círio, 16 de agosto, as 5 da madrugada ocorreu a alvorada festiva organizada pelos moradores da cidade. A tarde foi a vez do Círio dos cavaleiros de Santa Tereza e a partir das 21 horas houve a Transladação da imagem para o centro comunitário Água Fria. O show religioso com o grupo Cantores de Deus encerrou os festejos da noite de sábado.

No domingo, a missa das 6h deu início à programação do dia do Círio. Milhares de pessoas participaram da procissão que saiu do bairro Água Fria às 8h e percorreu as principais ruas da cidade antes chegar a Praça Matriz. O Padre Mauricio presidiu a missa campal do Círio.

Na semana de 18 a 23, no pós-círio, houve celebrações seguidas de atividades promovidas e organizadas pelas Pastorais e movimentos paroquiais da cidade. E no dia 24, a missa com procissão conduzindo a imagem para o Centro Nazaré, o Recício, encerrou a comemoração dos 50 anos da devoção a Virgem de Nazaré em Tracuateua.

Design: Cristina Silveira